AS SETE CAPELAS DOS PASSOS DE OVAR


As capelas primitivas dos Passos eram portáteis, humildes barracas, “templosinhos de madeira forrados a baeta e crepes, com as suas cortinas de correr” (Padre Manuel Lírio, Os Passos de Ovar, 1922) e abrigavam autos sacros representados com figuras de colmo. À custa do lançamento de um real em cada quartilho de vinho que se vendesse em Ovar e seu termo, concedido por previsão régia de 1747, foram construídos, de 1748 a 1756, novos passos de pedra e cal e adquiridas as suas imagens e figuras.
Consideradas, desde 1949, Imóveis de Interesse Público, são em número 7:

Passo da Igreja ou do Pretório (Jesus toma a cruz), na Capela do Passo do Pretório, na Igreja, a seguir ao altar do Sagrado Coração de Maria; Passo do horto ou do Senhor caído por terra ou da primeira queda, a poente do tribunal judicial, na Rua Alexandre Herculano; Passo do encontro com a Mãe, na mesma Rua Alexandre Herculano; Passo do cruzeiro de Santo António ou do Cireneu (Simão, o Cireneu, ajuda a levar a cruz), na Rua Cândido dos Reis; Passo da Praça ou da Verónica, na Praça da República; Passo de S. Tomé ou das Filhas de Jerusalém, no Largo Mouzinho de Albuquerque ; e Passo do Calvário, também conhecido por Capela de S. Pedro.

(Fonte: Alberto Sousa Lamy, "Dicionário da História de Ovar", 3.º volume, págs. 29/30).



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1. PASSO DO PRETÓRIO / HORTO
(Igreja Matriz de Ovar)

"Esta capela totalmente revestida a talha dourada, viu erguer-se em 1735 o retábulo da autoria de José Teixeira Guimarães, grande mestre entalhador da cidade do Porto.
Em 1750 são feitos alguns acrescentos de talha, da mesma autoria, correspondendo esta obra às ilhargas da capela.
Com o terramoto de Lisboa em 1755, a sua abóbada sofreu tal ruína que foi necessário proceder a novas obras".

2. PASSO DA QUEDA
(Rua Alexandre Herculano)

"Popularmente designado de Passo do Horto, por corresponder ao lugar onde primitivamente estava o Passo dedicado aos primeiros episódios da paixão de Cristo, este é o primeiro de cinco Passos com estrutura arquitetónica e decorativa semelhante, onde a articulação entre a talha, a imaginária e a pintura mural revelam uma grande riqueza iconográfica.
Aqui se representa o momento em que Jesus, depois de ter sido condenado à crucifixão (no pretório), cai pela primeira vez no trajeto em direção ao Calvário levando a cruz às costas".

3. PASSO DO ENCONTRO
(Rua Alexandre Herculano)

"De todas as festividades da Irmandade dos Passos, a Procissão do Encontro foi a que mais frequentemente se realizou ao longo dos séculos.
Esta procissão chegou a sair da extinta Capela de São Tomé e mais tarde da Capela de Santo António (Praça da República), atualmente parte da Igreja Matriz de Ovar e tem o seu momento alto em frente a este Passo, onde se dá o encontro, a caminho do Calvário, entre Jesus e sua Mãe".

4. PASSO DO CIRENEU
(Rua Cândido dos Reis)

"Cristo segue o seu doloroso percurso, acompanhado pela Virgem Maria, Santa Maria Madalena e São João. Segundo o relato bíblico, a ajudá-lo segue Simão de Cirene (o Cireneu), que São Lucas diz vir do campo, quando o obrigam a carregar a cruz.
Embora muito degradadas, as pinturas murais reforçam, aqui, a ideia de sofrimento, marcado pela presença de soldados nas ilhargas da capela. O mesmo se vai repetindo, embora com temáticas diferentes, nos restantes quatro passos de estrutura semelhante".

5. PASSO DA VERÓNICA
(Praça da República)

"Este Passo teve desde a sua origem até 1893 funções de capela, o que se justifica pelos primitivos Paços do Concelho albergarem nas suas arcadas a cadeia da vila de Ovar e ser necessário garantir o santo sacrifício da missa aos presos.
Nele está representado o momento, descrito pelos evangelhos apócrifos, em que Verónica ao assistir à passagem de Jesus decide limpar-lhe a face com um pano no qual Ele deixa o seu rosto gravado".

6. PASSO DAS FILHAS DE JERUSALÉM
(Largo Mouzinho de Albuquerque)

"Segundo São Lucas, na multidão que seguia Jesus evidenciavam-se as Filhas de Jerusalém. Estas batiam no peito e lamentavam a Sua dor, então Jesus pede-lhes para não chorarem por Ele mas por elas e pelos seus filhos.
O olhar de Jesus vai em direção ao futuro julgamento divino sobre o mal, a injustiça e o ódio, por isso, se preocupa com o sofrimento daquelas mães.
As representações pictóricas deste Passo reforçam essa intenção e remetem-nos para a proximidade do Calvário".

7. PASSO DO CALVÁRIO
(Largo dos Combatentes)

"Construído em local próximo à extinta Capela de São Pedro, ainda hoje mantém essa designação. De todos os Passos é o maior e resultou do reaproveitamento de alguns materiais da supracitada capela.
Tem ao centro a representação do Calvário, o momento final da paixão de Cristo, e lateralmente um retábulo dedicado a S. Pedro e outro a Nossa Senhora das Dores (imagem de 1783, proveniente do Porto)".

Texto: Percursos Turísticos de Ovar - Blogue: http://passosdeovar.blogspot.com/

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 DAS CAPELAS DOS PASSOS DE OVAR
NA BARRA LATERAL.